LoLo Barnabé no FENATIB 2024

A passagem da Cia. Circo de Bonecos, de Salto (SP), pelo Fenatib é sempre uma festa, um casamento simbiótico entre artistas e plateia, graças ao talento do experiente grupo para a mistura de palhaçaria com teatro de animação. Não foi diferente neste ano, com Lolo Barnabé, uma adaptação muito livre e feliz da obra consagrada de Eva Furnari. Um espetáculo escolhido a dedo para ilustrar tudo o que foi conversado no Seminário promovido pelo festival em seus primeiros dias, com especialistas refletindo sobre a relação entre literatura e dramaturgia.

O tema do livro e da peça são os efeitos do consumo desenfreado. Uma família do tempo das cavernas sente falta de conforto e pragmatismo dentro de casa e o pai, conforme os séculos avançam, começa a inventar tudo o que hoje faz parte de nosso cotidiano: da casa às roupas, dos móveis aos eletrodomésticos. Aos poucos, a vida da família vai se preenchendo de coisas, coisas e mais coisas – e perdendo seu espaço de lazer, convivência e afeto. Ou seja, a trama chega ao que é a nossa vida atualmente. Muito consumo, muita tecnologia, mas pouco tempo para um estar verdadeiramente junto do outro. É hora de adotar o consumo consciente e a praticar a sustentabilidade – um recado ultra necessário, que a peça transmite com humor inteligentíssimo.

O acerto da adaptação e da direção de Claudio Saltini, desta vez sem nenhum boneco em cena, é justamente o fato de que nada disso – esse tema tão importante! – nada aparece de forma discursiva, militante, chata e cansativa. O palhaço que ele é – carismático, empático, virtuoso, preciso – mais uma vez marca presença no palco, com a sua generosidade costumeira: Saltini deixa espaço para seus parceiros do elenco também brilharem. Nesta feliz montagem, quem está com ele é parte da Damião & Cia., de Campinas: os atores e palhaços Lara Prado Martins e Rodrigo Nasser. Harmonia e foco em cena fazem do trio um elenco e tanto.

Necessário mencionar obrigatoriamente a força de uma escolha: a cenografia feita de caixas, dezenas de caixas de madeira, de diferentes tamanhos. Elas vão sendo manipuladas de acordo com os rumos das invencionices do protagonista. Acertada prática de teatro de objetos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.